A eficácia do uso de painéis de energia solar pode ser posto à prova em dias nublados e chuvosos. No final das contas, tempos chuvosos atrapalham a captação de energia solar? Neste artigo vamos tirar essa dúvida e mostrar como esse tipo de informação é, muitas vezes, leviana.
Antes de tudo, é necessário explicar como funciona o processo de captação da energia irradiada pelo sol. Este processo consiste na captação da luz do sol por parte dos painéis solares. A energia captada é levada ao inversor ou micro inversor, que converte em energia elétrica para as características da nossa rede, o que a torna própria para uso doméstico ou empresarial.
De maneira geral, podemos destacar que a emissão de radiação solar é muito importante para que as células fotovoltaicas tenham mais eficiência na conversão em energia elétrica. Ou seja, quanto mais luz é captada pelo painel, mais energia elétrica será gerada e por isso existe essa dúvida a respeito da captação de energia em clima nublado.
Tempos chuvosos atrapalham a captação de energia solar?
De fato, a geração de energia solar em dias chuvosos é inferior se comparada aos dias ensolarados. Isso se deve ao fato de que a presença de nuvens diminui a incidência direta de raios solares nos painéis.
No entanto, essa inferioridade de captação não significa que as placas solares irão parar de funcionar e você vai ficar sem produzir energia, ela só será reduzida e seu funcionamento ficará entre 10% e 30%.
Vale destacar que o dimensionamento do sistema leva em consideração as características climáticas dos últimos 24 meses da localidade a ser instalado o sistema fotovoltaico, possibilitando assim calcular a probabilidade de haver dias chuvosos ou nublados.
Ao final do período de leitura da distribuidora, tem-se a compensação do que foi consumido pela geração do próprio sistema (durante o dia) e o que foi consumido dos créditos energéticos ou da própria concessionária de energia (durante a noite).
Além disso, tempos chuvosos ajudam na manutenção e no bom funcionamento dos painéis solares limpando toda a sujeira que pode estar se acumulando com o tempo, o que permite uma maior captação da luz solar quando o clima abrir.
No caso de um sistema off grid, que utiliza baterias, a energia acumulada nas baterias consegue manter até três dias de autonomia do sistema, ou seja, o sistema é dimensionado para armazenar energia para até 3 dias de tempo chuvoso ou nublado.
Quando falamos em sistema off grid, então, o recomendado é que se faça uso deste sistema quando não há ligação com energia elétrica disponível, pois esse tipo de sistema funciona de forma autônoma, sem a ligação com a rede elétrica.
O medo de perder energia em uma sequência de dias nublados é um dos principais fatores que impedem que as pessoas coloquem painéis solares em suas residências ou empresas. Tirada a dúvida, podemos concluir que a emissão de energia é, de fato, menor nesses dias, mas não irá atrapalhar sua produção/economia.
As placas seguem captando energia e emitindo para o bom funcionamento da sua residência. Vale ressaltar, ainda, que há painéis solares mais modernos cujo impacto do sombreamento sobre eles é menor se comparado a outros painéis.
Se você tem entusiasmo e pretende investir nessa energia renovável, mas tinha medo de possíveis problemas, saiba que esse é o melhor investimento. Torne sua casa (ou negócio) sustentável, rentável e economize nas contas de luz.
Para garantir uma instalação segura com equipamentos de qualidade, profissionais especializados em projetos, instalação e homologação de painéis solares, conte com a Midas Solar, empresa referência em energia solar.
Possuímos todas as certificações necessárias (como por exemplo NR10 E NR35), garantindo assim, a qualidade e segurança de todos nas instalações. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.