fbpx

Quantos painéis são necessários para abastecer uma casa

Por: Alan Gomes 20 de abril de 2021

Você sabe quantos painéis são necessários para abastecer uma casa? Neste artigo, explicaremos tudo para você. Fique por dentro!

Como funciona a energia solar

Mas antes de tudo, é importante entender como a energia solar funciona e porquê é interessante tê-la em sua casa. O processo de produção de energia consiste na captação da luz do sol por parte dos painéis solares que são instalados, normalmente, no telhado das residências.

A energia captada é guiada até o inversor, que será instalado próximo ao primeiro ponto de conexão com a rede, não sendo assim necessário estar próximo ao quadro de energia do local. Este equipamento é responsável por converter a energia gerada nos painéis (corrente contínua) em energia que utilizamos para consumir aparelhos elétricos (corrente alternada)

Uma parte da energia produzida é consumida de imediato, o que não for consumido é injetado na rede elétrica da concessionária, e é chamada de créditos energéticos, que serão utilizados a noite ou quando a energia consumida for maior que a geração. Esses créditos são cumulativos e possuem validade de 5 anos.

Quantos painéis são necessários para abastecer uma casa

Quantos painéis são necessários para abastecer uma casa

A resposta para esta pergunta varia muito de acordo com a situação de cada cliente. Primeiro, é importante que a empresa analise qual a média de consumo da residência. Na própria conta de energia vem detalhado o consumo dos últimos 12 meses, com base nessas informações já é possível dimensionar o tamanho do sistema adequado para atender a necessidade de consumo.

A quantidade de placas solares é o que determina o tamanho do sistema, no entanto, no mercado existem painéis de diversas potências. Atualmente, os painéis mais utilizados são de potências em torno de 330W até 400W, esses painéis pesam em torno de 25Kgs cada.

Para se ter uma noção de quantos painéis são necessários, um cálculo que pode ser feito, utilizando como exemplo aqui os painéis de 330W, podemos considerar que essa placa tenha uma média de geração de 40KWh por mês. Logo, uma casa com consumo de 400KWh por mês precisaria em torno de 10 painéis de 330W.

Lembrando que esse cálculo é apenas para se ter uma noção do tamanho do sistema, sem considerar pontos de sombreamento nas placas e considerando que ela esteja instalada voltada para o local e com a inclinação que possibilite o melhor aproveitamento do sol. No Rio de Janeiro a melhor posição possível para os painéis é com sua orientação para o norte e inclinação de 22º.

Profissionais da Midas contam com conhecimentos e equipamentos para instalar painéis solares

Locais com pouco espaço pedem painéis de maiores potências, atualmente no Brasil já são comercializados painéis de até 550W, que pesam em torno de 28Kg cada. Para se ter sistema com geração de até 950KWh/Mês são necessários 24 painéis de 330W, enquanto com 15 painéis de 550W teríamos um sistema com a mesma média de geração mensal. 

Vale ressaltar que painéis de maiores potências tendem a ter custos mais elevados e também possuem dimensões um pouco maiores, como por exemplo: as dimensões dos painéis de 550W são de 2220 x 1105 x 40mm, enquanto painéis de 335W são de 1956 x 992 x 40mm.

Além de ser extremamente econômico, os painéis contam com uma vida útil de mais de 25 anos, se forem bem conservados e se for feita a manutenção de maneira correta de tempos em tempos. Agora você já sabe quantos painéis são necessários para abastecer uma casa?

Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Agora que sabe como funciona a instalação e quantos painéis são necessários para abastecer uma casa, o próximo passo é entrar em contato com a Midas Solar e solicitar seu orçamento gratuito.

Somos uma empresa de energia solar especializada em instalação e manutenção de painéis solares para sua empresa, residência e nas áreas rurais. Nossa missão é tornar a energia solar fotovoltaica acessível ao maior número de consumidores, e assim, contribuir para redução dos gastos fixos referentes ao consumo de energia, contribuindo para a preservação do planeta.

Publicado em: 20 de abril de 2021 por
Tags:,

Compartilhe

Leia Também:

Nenhuma Notícia Cadastrada

Todos os Artigos
Vamos Conversar?