fbpx

Energia Solar em apartamento: é possível

Por: Alan Gomes 20 de abril de 2021

Os benefícios da instalação de energia solar em residências ou empresas já são bem conhecidos e discutidos. Dessa forma, essa fonte de energia vem ganhando espaço em diversas casas do Brasil. Mas e quem mora em apartamento e se interessa em investir em energia solar, como faz? Afinal, é possível fazer uso de painéis fotovoltaicos em apartamentos? É o que vamos descobrir neste artigo.

Energia Solar em Apartamento

Energia Solar em apartamento: é possível?

É importante ressaltar, antes, que as possibilidades de instalação do sistema fotovoltaico em apartamentos vai depender de diversos fatores. O primeiro deles é a formação estrutural do apartamento e do prédio como um todo. Em seguida, é importante levar em consideração as políticas e regras do prédio ou condomínio para ver se está de acordo com o livro de regras.

Levando em consideração estes fatores, podemos dar como exemplo um apartamento com um bom espaço de varanda. Este tipo de apartamento possibilita a instalação, mesmo que não seja suficiente para atender a toda demanda necessária. É importante se fazer um estudo de geração para saber se o nível de exposição ao sol é atrativo, isso de acordo com o posicionamento de cada apartamento.

Prédio com Energia Solar

Dessa forma, o recomendável é que o seu apartamento tenha uma área totalmente aberta, livre de sombras, como, por exemplo, o último andar. Assim, o seu sistema de energia solar pode ser mais eficiente, fazendo com que você tenha um retorno maior do investimento feito para a instalação.

Em casos específicos, algumas construtoras informam nas escrituras de compra e venda que o proprietário da cobertura também pode usufruir de toda a área que circunda o seu imóvel, ou seja, o terraço acima da casa também é de posse do dono do apartamento. Com isso ele ganha mais espaço para implantar um sistema de energia solar e usufruir dos benefícios de ter uma conta de energia com até 95% de redução.

Você sabia que também é possível instalar painéis fotovoltaicos nas laterais dos prédios?

Painéis solares fotovoltaicos em laterais de prédios são muito comuns em países europeus. Isso porque o posicionamento solar em alguns países é muito diferente da posição solar do Brasil. Na Europa o sol é mais baixo e passa de forma lateral. Dessa forma, eles conseguem ter um desempenho maior da energia solar, mesmo estando na lateral da construção.

Já aqui no Brasil o sol passa bem mais alto, sendo muito propício para instalação de painéis em lajes, coberturas e telhado, por exemplo.

Outra ideia interessante a respeito de geração de energia solar em apartamento é a possibilidade de rateamento entre os condôminos. Ou seja, é possível fazer um projeto para a instalação de painéis solares no seu condomínio e apresentar aos vizinhos.

Dados sobre Energia Solar

Com o aval de no mínimo 70% dos moradores, torna-se possível instalá-los em áreas comuns e distribuir a energia produzida entre os apartamentos. Cada um pode pagar uma parte da instalação e o investimento valerá ainda mais a pena. Para condomínios com vagas de carros ao espaço livre, é possível criar cobertura com módulos solares para abrigarem os automóveis dos condôminos. Esse tipo de estrutura e conhecida como CARPORT.

Vale destacar que essa ideia é possível graças à Resolução 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), de novembro de 2015.

A ANEEL possui 3 modalidades de geração de energia, sendo elas: geração compartilhada, autoconsumo remoto e múltiplas unidades consumidoras. A geração compartilhada consiste no exemplo dado anteriormente.

O autoconsumo remoto permite que você consuma a energia solar gerada em algum outro local, não necessariamente o local onde seu painel está instalado, por exemplo: sem espaço no prédio, você instala o painel na sua casa de praia e usa essa energia no seu apartamento. Neste caso, essa modalidade só pode ser praticada se os dois imóveis estiverem no mesmo nome e precisam pertencer a mesma distribuidora de energia.

As múltiplas unidades consumidoras são relacionadas aos condomínios nos quais todos os moradores se juntam para investir na instalação dos painéis fotovoltaicos. Dessa maneira, os painéis são instalados e a energia distribuída para cada apartamento ou para atender ao consumo da aérea em comum. Como por exemplo: elevadores, área de lazer, academia e etc.

Tenha a ajuda de uma empresa especializada

Para conseguir instalar painéis fotovoltaicos no seu apartamento, conte com uma empresa de energia solar. A Midas Solar é especializada em instalação e painéis solares e conta com profissionais qualificados para fazer o melhor trabalho, valorizando o seu investimento e sua economia.

Publicado em: 20 de abril de 2021 por
Tags:,

Compartilhe

Leia Também:

Nenhuma Notícia Cadastrada

Todos os Artigos
Vamos Conversar?