fbpx

Entenda como funciona a instalação de um sistema solar fotovoltaico

Por: Alan Gomes 30 de novembro de 2020

É comum vermos cada vez mais pessoas aderindo ao uso de energia solar, seja em suas moradias ou estabelecimentos comerciais. Essa adesão ao sistema fotovoltaico se dá pela economia nas contas de energia e pela relevância de uma fonte renovável de energia no impacto positivo ao meio ambiente.

Vale destacar que a instalação do painel fotovoltaico deve ser visto como um investimento, tendo um ótimo retorno nas contas de luz, fazendo com que você economize até 95% no final do mês. Por isso, vamos explicar como funciona o processo para a instalação de um painel fotovoltaico.

Como funciona a instalação de um sistema solar fotovoltaico

Como funciona a instalação de um sistema solar fotovoltaico

Antes de começar a planejar a instalação do seu sistema fotovoltaico, é importante analisar bem os dados inseridos na sua conta de luz. Dessa forma, você pode medir a quantidade de energia utilizada na sua casa em kWh e, com isso, relacionar ao número de placas necessárias para suprir essa demanda.

Sabendo qual é o seu consumo médio e em qual cidade você mora, é possível calcular o custo do projeto fotovoltaico para a instalação da energia solar. Além disso, fazendo essas contas, você chega a conclusão de quantos painéis serão necessários, como já dito anteriormente, e qual é a área ideal para a instalação dos mesmos.

A partir daí, você consegue entrar em contato com uma empresa de energia solar e instalação de painéis fotovoltaicos e solicitar a elaboração de um projeto para a sua residência ou empresa. Além disso, ainda é possível fazer a solicitação de orçamento, o que ajudará no seu planejamento financeiro. É importante frisar que o custo varia de acordo com a situação de cada cliente (moradia, custo de energia, número de placas).

Analise suas contas de luz

Com a contratação da empresa, a instalação funciona da seguinte maneira: primeiro é realizada uma visita técnica para conhecimento do local e formalização do orçamento. Depois, os profissionais farão o projeto de instalação do sistema e solicitarão a distribuidora para adiantar o processo burocrático envolvendo a instalação.

Logo depois, a instalação pode ser concluída com sucesso e, por último, é preciso fazer uma espécie de homologação com a distribuidora de energia. A partir daí, você pode começar a desfrutar da energia solar e começar ver a economia na sua conta de luz.

Não é recomendado que uma pessoa instale sozinha os painéis solares, mesmo que a mesma seja especialista na área e muito experiente. Isso, porque a instalação é perigosa e necessita de equipamentos de segurança. Além disso, para conseguir a liberação da distribuidora de energia, é preciso ter a solicitação de engenheiros e técnicos.

Profissionais da Midas contam com conhecimentos e equipamentos para instalar painéis solares

O processo de instalação

O primeiro passo para a instalação é a ida do profissional da empresa contratada para o local de instalação, seja no telhado da sua casa ou empresa. Logo após, ele colocará os suportes das placas fotovoltaicas.

Com a fixação do suporte, é possível colocar os trilhos que prenderão as placas ao suporte e, por fim, serão inseridas as placas e conectadas aos cabos. Este processo não conclui a instalação, devendo, ainda, conectar os painéis ao inversor solar e instalar, finalizando, conectar o inversor na rede elétrica de sua casa.

A Midas é uma ótima escolha na instalação de Energia Solar

A Midas Solar é a melhor escolha para a instalação de painéis solares

Se você procura por uma empresa de energia solar e busca investir nessa fonte renovável, entre em contato com a Midas Solar. Nós fazemos todo o trabalho de instalação de placas fotovoltaicas na sua residência, empresa ou área rural, ajudando você a economizar até 95% da sua conta de luz (caseira) e fazendo com que sua empresa reduza os custos fixos e impostos.

Além disso, nossa empresa de energia solar oferece a manutenção do seu sistema fotovoltaico com profissionais especializados e que possuem todas as certificações necessárias para garantir a qualidade e segurança de todos.

Publicado em: 30 de novembro de 2020 por
Tags:,

Compartilhe

Leia Também:

Nenhuma Notícia Cadastrada

Todos os Artigos
Vamos Conversar?